Franca se destaca com avanços notáveis na eficiência do uso da água. Descubra as inovações implementadas.

A cidade de Franca, juntamente com outras seis localidades do Estado de São Paulo, foi reconhecida como uma das 12 cidades brasileiras que se destacam na excelência no combate ao desperdício de água. Essa informação é parte do estudo ‘Perdas de Água 2026’, elaborado pelo Instituto Trata Brasil.

O ranking é liderado por Suzano, seguida pela cidade de São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo e Taubaté. Todas essas cidades apresentam índices de perdas bem abaixo da média nacional.

As demais cidades incluídas na lista enfrentam perdas superiores a 11%. A média nacional registrada é de 40%, segundo informações do Trata Brasil.

Esse desempenho é resultado do maior investimento já realizado no estado em saneamento. Após a desestatização da Sabesp, houve um aumento de 120% nos investimentos, que atingiram R$ 15 bilhões em 2025.

Equipamentos

A inteligência artificial (IA) começou a ser incorporada nas estratégias para reduzir o desperdício de água em todo o estado.

Desde o ano anterior, os veículos operacionais da Sabesp estão equipados com câmeras que capturam imagens analisadas por algoritmos para detectar falhas no asfalto e indícios de vazamentos nas ruas.

A tecnologia também utiliza imagens satelitais combinadas com IA para localizar perdas de água em áreas urbanas complexas. Esse sistema é capaz de identificar vazamentos profundos ocultos no subsolo e sinais de umidade até três metros abaixo da superfície.

Monitoramento inteligente

Graças à IA, a Sabesp começou a enviar alertas automáticos via WhatsApp aos seus clientes sempre que o consumo de água ultrapassar 30% do usual, ajudando a identificar possíveis vazamentos nos imóveis.

Além disso, foram investidos R$ 3,8 bilhões em hidrômetros inteligentes que detectam vazamentos invisíveis em tempo real e enviam notificações aos clientes por meio de aplicativos, e-mails ou mensagens pelo WhatsApp.

Pelo aplicativo da Sabesp, os usuários poderão monitorar diariamente seu consumo de água, com dados detalhados sobre o volume utilizado na jornada anterior.

Essa iniciativa visa aprimorar o controle do uso da água, facilitar a identificação rápida de desperdícios e incentivar práticas mais eficientes, especialmente diante do cenário atual de escassez hídrica.

Os novos medidores também contam com um sistema antifurto que dispara automaticamente em caso de tentativas de violação.

Cão robô contra desperdício

A Sabesp introduziu ainda um cão robô pioneiro nas operações externas, encarregado da inspeção das tubulações e galerias para detectar vazamentos e fissuras.

Nomeado DOM, esse equipamento pode ser controlado remotamente e é particularmente útil em situações perigosas para os agentes da empresa, como vazamentos tóxicos ou presença de animais peçonhentos.

Universalização

A luta contra o desperdício integra um programa mais amplo voltado para a resiliência hídrica e a expansão da rede de saneamento básico pela Sabesp. O investimento total no estado alcançou R$ 15 bilhões em 2025, representando um aumento significativo em relação aos R$ 6,9 bilhões do ano anterior.

O Plano Regional de Saneamento Básico estabelece investimentos estimados em R$ 260 bilhões até 2060, sendo que R$ 70 bilhões devem ser aplicados até 2029 para garantir acesso à água potável e tratamento adequado do esgoto à população paulista.

O post Franca está os melhores índices de economia de água. Veja as tecnologias utilizadas apareceu primeiro em Jornal da Franca.

By Franca 24 Horas

Você Pode Gostar!